terça-feira, 12 de maio de 2009

O que andam os camaradas a fazer!

Boas caros Biovisitantes, hoje decidimos contar-vos mais um pouco do trabalho fascinante que temos vindo a realizar. Depois de termos feito Biodiesel na universidade Católica com a ajuda dos técnicos e professores, voltamos agora a produzir mais, mas desta vez, por nossa conta , na nossa escola. Utilizámos o mesmo processo que aprendemos na Católica, mas com uma pequena, grande inovação da qual nos orgulhamos. A montagem necessária para o processo de produção de biodiesel precisa de um fluxo constante de água. No protocolo original, esse fluxo vinha de uma torneira e acabava no esgoto, durante um processo que demora horas. Nós, como é lógico, ou não fossemos nós os biocamaradas, achamos tal desperdicio de água inaceitável , então criámos um processo em que nos limitamos a usar três garrafões de cinco litros, onde apenas dois foram cheios. O feito consistiu em usar um simples principio físico, em que: de um garrafão a água é sugada através de uma mangueira para outro garrafão a um nivel mais baixo, como é criada uma pressão quando a água é sugada, a água vai correr continuamente devido ao vácuo, basta-nos então estar atentos e trocar os garrafões consoante estiverem cheios ou vazios. E com este simples processo poupámos litros preciosos deste bem comum.

A nossa afiliação com o projecto Green Cork teve também evoluções, sendo que estamos de momento a trabalhar com a ajuda dos professores da área na nossa escola, na montagem de um recipiente para recolher rolhas usadas, o 'rolinhas' como foi baptizado pela Quercus.

Participámos num concurso de empreendorismo denominado "O meu primeiro milhão" em que nos era proposto o desafio de criar um produto/empresa original, e posteriormente projectar a actividade dessa empresa e finalidade do produto(s). O nosso projecto chama-se HomeDiesel e consiste numa máquina caseira de produção de Biodiesel. Esta máquina iria conter os ingredientes necessários para a produção de biodiesel e depois a pessoa só precisava de colocar o óleo usado num recipiente nessa máquina e a partir daí tudo seria feito automaticamente.

Voltaremos para vos mostrar o powerpoint da apresentação final e para vos dar a conhecer as nossas reflexões deste ano de trabalho

Os nossos cumprimentos,
Biocamaradas

Nenhum comentário: